Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Minicursos agregam novos conhecimentos

Quinta-feira, 13 de Setembro 2012

            Os minicursos agregaram valor ao trazer conhecimento nas áreas de instrumentação e automação industrial. Essa foi a opinião unanime dos profissionais, professores, estudantes e do público participante das atividades programadas durante a realização da 11ª edição do ISA SHOW ES 2012 nos dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória. Todos ainda aproveitaram para citar outros benefícios dos cursos.


            No minicurso de Aplicação da Instrumentação Analítica – Monitoramento Ambiental e Controle de Processos, o instrutor Cláudio Antunes fez uma análise qualitativa e quantitativa. Em seguida, fez uma breve introdução sobre instrumentação analítica. Ele ainda falou dos sistemas de amostragem e condicionamento da amostra, aplicação e manutenção. Depois disso, entrou no campo do monitoramento ambiental, com explicações acerca de monitores do particulado, princípios de funcionamento e calibração. Ainda expôs sobre os principais analisadores de gases e também de líquidos, PH e condutividade.


            O professor de instrumentação Daniel Magalhães, que também foi um dos alunos do curso, disse que o conteúdo apresentado ajuda na aplicação prática no dia a dia. “O curso atendeu muito bem, dentro da carga horária oferecida e também no quesito medição analítica de gás e líquido”, área de interesse do professor por ser a sua especialidade.  


            “Foi bastante proveitoso, muita informação sobre manutenção e calibração”, opinou o estudante de Automação Industrial, Fernando Campos de Oliveira acrescentando: “Com certeza esse curso agregou conhecimento”, resumiu.


            O engenheiro Miguelângelo Faria da Rocha, instrutor do minicurso Java Para Automação Industrial, trouxe novidades no que se refere a utilização de uma tecnologia em aplicações industriais na área de manufatura, entre o chamado chão de fábrica e o ERPs (Sistemas de Gestão Corporativa). Todos acompanharam atentamente as explicações sobre plataformas Java - Java Standard Edition, Enterprise, Micro e também o Android.


            No conteúdo do curso também foi abordado as temáticas banco de dados e sistemas de comunicação do programa, além de interface com o usuário, linguagens de programação e outras funcionalidades. “Há perspectiva de utilização prática dessa tecnologia nas indústrias”, disse Rocha. Ele comentou ainda que “a aplicação do programa é pouco usual, apesar de estar no mercado há quase 10 anos”, falou.


            Também participante do curso, o especialista em automação Ubiraratan Lauter Jung do Reis informou que estão implantando o programa na área de automação na empresa onde trabalha. “Esse curso agrega conhecimento nessa área”, resumiu.  Já para Sérgio Valle Junior a aplicação do programa ainda é pouco estudada. “Por isso, esse curso foi muito proveitoso ao trazer conhecimento aos profissionais da área”, avaliou.


            Para o professor Zanata Brandão Amorim, também aluno do curso, o seu interesse em conhecer sobre novas técnicas se deu em função de poder oferecer aos seus alunos novos balizamentos acerca do tema. Segundo ele vai sugerir a instituição onde trabalha para que adquira a nova tecnologia que conheceu no curso. O exemplo citado foi um medidor digital de PH. “Com certeza, o grau de precisão na medição é muito maior”, avaliou.

Indique esta notícia a um amigo!

De:

Para:



Ultimas Notícias

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.