Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Seminários aprofundam conhecimento em tecnologia de ponta

Sexta-feira, 14 de Setembro 2012

            O público participante do ISA SHOW ES 2012 teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento técnico nas diversas áreas de tecnologia de ponta durante os dois dias das apresentações de dez trabalhos técnicos, cinco palestras técnico-comerciais e uma mesa-redonda.


            A mesa-redonda com o tema “Tecnologia e Competitividade” contou com as participações de Afonso Celso de Souza Oliveira (Cesan), Fernando Costa (Vale) e Fernando Martinelli (ArcelorMittal Tubarão) e foi muito elogiada pelos participantes.


            Na área de abastecimento de água foram apresentados dois trabalhos técnicos. Um sobre a busca da eficiência energética com a utilização de motores de alto rendimento nos sistemas de produção de água da Grande Vitória e o outro sobre manutenção preditiva via termografia e análise de vibrações nos sistemas de produção de água da Cesan.


            Nos trabalhos, o engenheiro Edilson dos Santos Serrano apresentou o projeto de substituição de equipamentos antigos, com mais de 30 anos de operação, por motores de alto rendimento, com tecnologia de ponta e excelente performance em eficiência energética. Também foi apresentado consumos atuais e projetados e custos para os ciclos de trabalhos dos novos equipamentos, bem como retorno de investimento do projeto.


            “São mais de R$ 54 mil anuais de economia somente com a redução dos gastos com manutenção dos equipamentos”, sustentou Serrano sob alegação de que a iniciativa evita também as paradas desnecessárias e abruptas no fornecimento de água. Para ele, o tempo do retorno do investimento é de no máximo 7 anos, enquanto que a vida útil dos equipamentos é de 20 anos.


            Teve também uma exposição técnica acerca da utilização de sensores sem fio em uma estação de tratamento de esgoto feita pelo engenheiro Thobias Tose, que dividiu a autoria do trabalho com o seu colega Anilton Salles Garcia.


            Foram várias as palestras técnico-comerciais envolvendo tecnologias, equipamentos e serviços. Uma delas foi sobre segurança e eficiência de fornos industriais com a utilização de válvulas de controle, shut-off e ESD’s. Durante quase uma hora, o engenheiro Jorge Marcos de Souza falou sobre o processo de evolução dos últimos 30 anos de maneira a aumentar o grau de segurança dos equipamentos presentes em vários segmentos industriais. Tudo isso para que os sistemas de segurança dos fornos tenham o máximo de desempenho durante as operações.


            “Atividades como essa é de grande valia para o público e tem alto nível técnico”, dispara Souza. Para ele, é uma boa oportunidade para que os profissionais da indústria tenham acesso a informações técnicas abalizadas. Souza acrescentou ainda que a Fibria já utiliza 80% das válvulas de segurança em seu processo industrial.


            Novas tecnologias para moinhos também foi tema de palestra técnico-comercial. A apresentação ficou a cargo do engenheiro americano Brian Berger, que abordou as formas de garantir uma operação segura e eficiente com a atualização dos sistemas.  Uma das maneiras, segundo ele, é fazer uma análise da saúde dos componentes de moagem utilizando instrumentos especializados, como os sensores infravermelhos, sensores de resistência à temperatura, monitoramento de vibração de rolamentos e os microfones acústicos do operador. 


            Os sistemas de medição e controle nos processos industriais também tiveram lugar durante a realização das palestras técnicas. Na ocasião, o tecnólogo em processos de produção Bruno Taverna Lacsko apresentou os elementos sensores de temperatura, vazão, pressão, nível e tempo para as novas demandas dos processos produtivos de forma a expor conceitos de medição eletrônica e transmissores de pressão.

Indique esta notícia a um amigo!

De:

Para:



Ultimas Notícias

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.